terça-feira, 5 de novembro de 2013

Educação Pré-Escolar e Linguagem


EDUCAÇÃO PRÉ - ESCOLAR E LINGUAGEM

 A aquisição da linguagem é, provavelmente o mais impressionante que o ser humano realiza durante a infância”

 (Inês Sim Sim, 1997)

Atitudes a Promover nos Pais / Educadores e a Estimular nas Crianças

Na medida em que cada vez mais, encontramos no nosso dia a dia crianças com dificuldade na articulação dos sons, é cada vez mais importante ter em conta alguma atitudes. Não sendo o trabalho do jardim-de-infância, um trabalho especificamente de estimulação precoce, vale a pena considerar cada um destes aspetos, na medida em que eles podem contribuir para o desenvolvimento da linguagem.

Estabelecer o contacto ocular, nenhum intercâmbio deve ser iniciado sem a presença do contacto ocular pois este é o primeiro estímulo;

Observar, implica que o educador esteja com os olhos bem abertos para captar todas as mensagens da criança;

Esperar, a criança está num processo maturativo de funções, devemos estar atentos à exteriorização desses sinais;

Escutar, devemos prestar atenção a todos os sinais de comunicação que as crianças transmitem;

Nomear, é dar nome a pessoas, objectos, sentimentos, qualidades e acções;

Preparar o contexto, significa antecipar a sequência de uma rotina. A rotina de uma criança executada desde muito cedo ajuda-a a fazer a antecipação do que vai suceder;

Seguir, é estar atento a todos os sinais de comunicação da criança, favorecendo a tomada de iniciativa, o seu poder de decisão. A criança pode revelar-nos assim os seus centros de interesse, a sua motivação e ganhar autonomia;

Repetir, refere-se à repetição de forma agradável e diversificada de palavras e de sequências de actividades;

Trabalhar os cinco sentidos, quanto mais um conceito é abordado, nas suas diversas dimensões, maior e melhor se torna a sua compreensão;

Imitar, ao ser imitada a criança aprenderá a imitar o adulto adquirindo novos conhecimentos, esta experiência valoriza a relação;

Expressão verbal e não-verbal, a criança aprende a falar ouvindo falar, ao tentar imitar os sons da língua do adulto;

Incitar, a atitude do educador é da retaguarda e não de substituição, é a pequena ajuda muito específica. O educador não faz pela criança, mas faz de suporte tão discreto quão eficaz. É saber criar uma subtil dosagem das expectativas: assim estas não devem ser baixas de mais, o que provocaria “um mastigar a papinha toda”, nem altas de mais, o que poderia levar a frustração devido a insucessos repetidos na execução de uma tarefa.

A Educadora: Adelaide Araújo

Fonte: Rigolet, Sylviane A. (2006) Para uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem. Porto Editora

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