Evolução da Linguagem
Aos 3 anos
-
Linguagem compreensiva para os outros. Usa orações. Começa a diferenciar tempos
e modos verbais. Idade dos «porquês». Pensamento materialista e mágico. Usa
artigos e pronomes. Começa a empregar o singular e o plural (Usa as vogais e os sons: p, b, m, c.)
Papel do Educador
Desenvolver sempre as frases para a criança saber que o percebe.
Aos 4 anos
-
Período florescente da linguagem. Melhora a construção gramatical, faz
conjugação verbal e articulação fonética. Utiliza nexos. Joga com as palavras.
Etapa do monologo individual e coletivo. (Usa os sons: t, d, n, x j, g.)
Papel do Educador
Falar muitas vezes com a criança e ler-lhe em voz alta.
Aos 5 anos
- Importante evolução neuromotora. Progresso Intelectual tendente ao raciocínio.
Compreende termos que integram comparação. Compreende os contrários. É capaz de
estabelecer semelhanças e diferenças, noções espaciais, etc
Desaparece a
articulação infantil, Construção gramatical correcta.A partir daqui incrementa-se o léxico e o grau de abstracção. Uso social da linguagem. (Usa os sons: f, v.
Papel do Educador
Encorajar a criança a falar de
coisas que fez no presente e que irá fazer no futuro.
Dos 6 anos em
diante
- Progressiva reafirmação, noção corporal, espacial e temporal. Leitura
/Escrita.
Construção
de estruturas sintácticas progressivamente mais complexas
Melhora
o emprego de preposições, conjunções e advérbios, Evolui na conjugação verbal. Articula
todos os fonemas nas palavras. . (Usa os
sons: l, r, rr, lh. ; s, z, ch, pl, pr,
br.
A Educadora Adelaide Araújo
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